domingo, 24 de maio de 2015

Dispensação - A Lei e a Graça

I - INTRODUÇÃO

O tema da Lei divina em confronto com o da Graça está sendo debatido atualmente em muitos fóruns evangélicos. O assunto é tratado também em muitas matérias teológicas. Todavia, é muito estranho haver quem procure estabelecer contradição nas declarações bíblicas, onde realmente não existe. Não há contradição alguma entre LEI e GRAÇA. Equivocadamente muitas correntes religiosas têm defendido a idéia de duas épocas distintas:

a) Dispensação da Lei – Antigo Testamento;

b) Dispensação da Graça – Novo Testamento.

Muitos bondosos e sinceros cristãos desprezam a Lei de Deus, proclamando que, com a vinda de Cristo, Ele “ab-rogou” a Lei e estabeleceu a Graça. Em outras palavras afirmam que a Graça veio anular a Lei, tornando-a sem nenhum efeito. Esta crença originou-se da leitura do seguinte texto bíblico:

“Porque a Lei foi dada por Moisés; a Graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” João 1:17

Com base neste texto, muitos sinceros cristãos proclamam que a Graça veio a partir de Jesus e, portanto, ninguém mais deve obediência à Lei. Está correto este ensinamento?

É ensino óbvio das Sagradas Escrituras que a salvação dos homens é pela Graça, por meio da fé:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” Efésios 2:8.

Cabe-nos fazer uma pergunta: Se a Graça existiu apenas de Jesus para cá, conforme é o entendimento de muitos segmentos religiosos, como foram salvos os patriarcas, profetas e demais crentes do Antigo Testamento que aguardavam a primeira vinda do Messias? Certamente, se a Graça não existiu antes de Jesus, todas essas pessoas estariam perdidas. Esta pergunta se faz necessária porque, se a Graça se manifesta através a fé em Jesus, e como Jesus só veio no Novo Testamento, será então que esses homens de Deus foram salvos pelas suas obras? Se assim é, como será no futuro Reino? Haverá duas classes de santos? Os que se salvaram pelas obras (Antigo Testamento) e os que se salvaram pela Graça (Novo Testamento)? Um grupo salvo pelos seus próprios méritos e esforços (Lei) e outro grupo salvo pelos méritos de Cristo (Graça)?

Tratando-se de um momentoso assunto, de vastas e eternas conseqüências, procuraremos estudá-lo, não à luz débil e crepuscular das interpretações humanas, mas à luz fulgurante dos claros e santos ensinos da Palavra de Deus.

II – DEFINIÇÕES DE LEI E GRAÇA

Algumas definições para a Lei e Graça nos ajudarão a compreender que não existe nenhuma contradição entre estas duas verdades bíblicas:

O QUE É LEI?

a) É o padrão divino pelo qual devemos pautar o nosso procedimento. É a medida pela qual podemos dizer se temos faltado quanto às exigências de Deus.

b) A Lei dos dez mandamentos é a expressão do caráter e da vontade de Deus em termos humanos.


O QUE É GRAÇA?

a) Favor imerecido ou dádiva a que se não faz jus.

b) É a fonte de nossa salvação.

c) Aceitação do homem por parte de Deus.

Pode alguém declarar: Se a salvação é independente da Lei, então a Lei é inútil. Paulo solucionou esta dúvida dizendo que a função da Lei não é livrar o ser humano do pecado, mas revelar o pecado:

“Porque eu não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7.


III – A GRAÇA ANTECEDE O ADVENTO DE JESUS

De acordo com o ensinamento da Palavra de Deus, a Graça antecede o advento de Jesus:

“Que nos salvou, e nos chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o Seu próprio propósito e Graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos.” II Timóteo 1:9.

A Graça é uma verdade reiterada pelos apóstolos, e Paulo consolida o assunto de maneira clara e definida, afirmando categoricamente que a Graça é estendida a todos os homens em sentido genérico, e em todos os tempos, antes e depois de Cristo, com estas palavras:

“Porque a Graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” Tito 2:11.

Assim, não se pode acreditar na pregação de que a Graça só veio depois de Jesus, baseando-se em um versículo isolado.

Antes mesmo da queda do homem, Deus já havia implantado a Graça para salvação do homem, providenciando o Cordeiro “que foi morto desde a fundação do mundo”. Apocalipse 13:8.

O Messias, em Sua primeira vinda, foi identificado como sendo o “Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo” (João 1:29).

A primeira revelação escrita da promessa de um Salvador encontra-se em Gênesis 3:15:

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15.

A partir daí a morte de cada cordeirinho apontava para o sacrifício expiatório de nosso amado Senhor Jesus e os homens passaram a esperá-Lo pela fé. Portanto, desde o início da humanidade, precisamente com o primeiro casal, teve começo a operação da Graça. Os que morreram antes de Cristo, foram salvos pela fé no Salvador que havia de vir.

Em Hebreus 11 encontramos a galeria dos salvos pela Graça (fé). Sim, porque a Graça é manifestada quando o homem exerce fé no sacrifício de Jesus:

“Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé...” Efésios 2:8.

No Reino eternal só haverá uma classe de remidos, que é a dos salvos pela Graça, mediante sua fé no sacrifício expiatório de Jesus. Este é o verdadeiro ensinamento bíblico. Eis a prova:

“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e abrir os seus selos; porque foste morto, e com Teu sangue compraste para Deus, homens de toda a tribo, e língua e povo e nação.” Apocalipse 5:9.


IV – POR QUE EXISTE A GRAÇA?

A Graça existe por causa do pecado. Para haver Graça é mister que exista pecado, caso contrário a Graça seria desnecessária. Como sabemos que existe pecado? O apóstolo Paulo responde:

“ ...mas o pecado não é imputado, não havendo lei.” Romanos 5:13.

“Porque onde não há lei também não há pecado.” Romanos 4:15.

Com base nestas declarações do apóstolo Paulo, podemos afirmar que, se não houvesse uma lei que apontasse, mostrasse e revelasse o pecado, este não existiria.

V – CONCLUSÃO

Efetivamente a Lei e a Graça estão irmanadas, caminhando juntas. A Lei revelando o pecado na vida do homem, e a Graça trazendo o remédio para este pecado.

A Palavra de Deus menciona que os remidos entoarão o cântico de Moisés e do Cordeiro (Apocalipse 15:3).

Por que o cântico de Moisés? Porque ao profeta Moisés Deus entregou a Lei, escritas em duas tábuas de pedra, contendo os Dez Mandamentos.

E por que o cântico do Cordeiro? Porque a Graça é manifestada quando o homem exerce fé no sacrifício de Jesus, o Cordeiro de Deus.

Assim, até neste detalhe Lei e Graça estão juntas. Lembre-se do seguinte texto:

“Porque a Lei foi dada por Moisés; a Graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” João 1:17

Agradeçamos a Deus pela Graça que nos foi outorgada, mas vivamos de maneira que a Lei em nada nos acuse.



(Conteúdo extraído de estudos adventista)



sábado, 23 de maio de 2015

Epístola aos Efésios

Escritor: Paulo
Para quem: Aos crentes de Éfeso
Local: Roma
Período: Ente 60 e 61 d. C
Objetivo: Exortar a Unidade da Igreja e a prática das doutrinas ensinadas.
Quem transportou a carta: Tiquito (Efésios 6:21-22)

Hoje a antiga cidade de Eféso, situa-se próximo a Selçuk - Turquia



Entre os assuntos tratados no livro de Efésios, o apóstolo Paulo abordou: As bençãos espirituais em Cristo; A primazia de Jesus Cristo em tudo e em todos; A salvação pela graça de Cristo, mediante a fé; A paz em Cristo Jesus; O plano eterno de Deus para a igreja; Os dons espirituais concedidos á igreja para a edificação da mesma; a conduta do cristão no papel de marido, esposa, pais e filhos, servos e senhores; A armadura de Deus para enfrentar os inimigos espirituais.

A Saudação:
Bendito Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Deus nos escolheu ante da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade. Efésios 1:3-5

Predestinar: Destinar de maneira antecipada; fazer com que algo ou alguém tenha uma finalidade espécifica.

Fique por dentro do assunto no link abaixo

http://agracanaoanulaalei.blogspot.com.br/2015/05/predestinacao.html

Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu (beneplácito)... Efésios 1:9

Beneplácito: Aprovação, consentimento, autorização; concordância.

Em Cristo fomos feito herança de Deus e predestinados para Ele. Efésios 1:11

Fomos feitos para o louvor de sua glória. Efésios 1:12

É certo que o homem foi criado para a glória de Deus pai. Somos feitura dEle; para sermos troféu de Deus, apresentado aos outros mundos criados.

Selados com o selo do Espírito Santo da promessa até sermos resgatados  como sua propriedade. Efésios 1:14

.........e o amor para com todos os santos 

...... para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento Dele, Efésios 1:17

Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento. Efésios 1:18

Devemos considerar que os nosso coração possui olhos; E que devemos ter os olhos do coração sempre abertos. Andando na fé e é para isto que somos chamados; o que nós vemos com os olhos do coração é mais real do que o que vemos com os olhos naturais. Os olhos do coração, são os olhos do Espírito que nos capacita a ver mais longe e mais claro.

Cristo está assentado à direita, nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir. Efésios 1:21

Potestade: Potência ou poder

Cristo como cabeça sobre todas as coisas Efésios 1:22

Em que noutro tempo andastes segundo o curso do mundo, no principe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da "desobediência".Efésios 2:2

Filhos da desobediência  - Antes de Cristo os filhos de Deus andavam desobedientes.
O apóstolo neste texto está falando de dois tempos:
1. No outro tempo
2. Agora
Quando ele diz: no outro tempo - Paulo se refere à antes da cruz, os caminhos tortuosos do povo de Israel, período de escravidão do Egito e apostasia. Então, antes da cruz o povo vivia segundo o curso do mundo e segundo o príncipe das potestades do ar (o diabo). Porém, quando diz agora, paulo está se referindo ao período em que está escrevendo, ou seja, depois da cruz, e que os que em outros tempos andava segundo o curso deste mundo, mas que pela aceitação da morte de Cristo na cruz, haviam sidos libertados da escravidão do pecado para uma nova vida. E que os que recusaram a Jesus Cristo, permaneceram em seus pecados seguindo o princípe das potestades do ar.

Ele diz: O espírito que operava em vocês antes da cruz (no outro tempo), agora opera nos filhos da desobediência.

A questão da desobediência é desde o princípio. Foi por desobedecer ás ordens de Deus que o casal no jardim do Edén caiu. 

Êxodo 16:28 - Então disse o SENHOR à Moisés: Até queando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis.

A promessa de Deus para os que guardam os seus mandamentos está em Êxodo 20:6

Filhos da Ira Efésios 2:3

Os filhos de Deus são os que recebem a Seu Filho, e são do mesmo modo, irmãos em Cristo. Os filhos da ira são todos os que não crer em Cristo e que mesmo ouvindo a pregação do evangelho, não o recebem como seu Salvador.

João 1:11-13 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Mas Deus, sendo rico em misericórdia por causa do grande AMOR Efésios 2:4

Nós mortos em nossos delitos...... Deus nos deu vida juntamente com Cristo...... pela graça sois salvos, e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.... para mostrar nos séculos vindouro a suprema riqueza da  sua graça, em bondade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:5-7 

" pela graça somos salvos, mediante a fé e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8

Somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras. Efésios 2:10

Gentios na carne? chamados incircuncisos pelos que são circuncisos, na carne por mãos humanas. Efésios 2:11

Gentios são todos que não são judeu ou israelitas. A palavra gentio tem diferentes variações e mais de 550 vezes na Bíblia.

A primeira passagem bíblica encontra-se em Gênesis 10:5. Na descrição assim chamada "tábua das nações" : Neste verso diz: Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.

O significado em si, é, simplesmente aquele "povo", "etnia". De fato aparece também passagem onde Israel é designado também com esse termo, como na promessa feita à Abraão, em Gênesis 12:2 - A sua descendência se tornará "uma grande nação". Com o tempo, o termo foi usado sobretudo para indicar os povos diferentes dos judeus.

Paulo é considerado o apóstolos dos gentios porque pregou o evangelho de Cristo principalmente às pessoas fora de Israel, aos pagãos, aos gregos, romanos e a não judeus.

Paulo era de origem judeu, como mostra em Filipenses 4:5

Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu.

Paulo também era cidadão romano.

Em comparação com o povo judeu, as condições das nações gentias era particularmente de miséria. Elas não tinham nenhum direito às promessas feitas pelo Senhor à Abraão e aos seus descendentes (Romanos 9:4). E todos nós fazíamos parte desses estrangeiros. (Romanos 9:11). Tempo esse em que víviamos como ovelhas desgarradas, sem esperança e sem Deus no mundo. Portanto, agora tudo o que possuímos nEle deve ser muito mas valioso. Temos mais que uma simples aliança com Deus, temos o dom imerecido da paz (Romanos 5:1), garantida pela presença do Senhor Jesus Cristo, no céu. " Porque Ele é a nossa Salvação.

Naquele tempo estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Efésios 2:12

Mas, agora, Cristo veio e os que estavam longe foram aproximados pelo sangue de Cristo, porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos (judeus e gentios, circuncisos e incircuncisos Efésios 2:4) fez um; e tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei de mandamentos na forma de ordenanças para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, detruindo por ela a inimizade. Efésios 2:14-17

Por Cristo, temos acesso à Deus em UM Espírito. Efésios 2:18

Edificado sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo Cristo Jesus a pedra angular (Efésios 2:20) no que todo edifício, (pessoas) bem ajustado cresce para santuário dedicado ao Senhor. Efésios 2:21

Pedra angular: Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. Servia para definir a colocação das outras pedras e alinha toda a construção


Somos habitação de Deus no Espírito Efésios 2:22

Ser prisioneiro de Cristo. Efésios 3:1

Dispensação da graça Efésios 3:2

O que é Dispensação: Ato ou efeito de distribuir, dividir, repartir.

a) Dispensação da Lei - Antigo Testamento
b) Dispensção da graça - Novo Testamento

http://agracanaoanulaalei.blogspot.com.br/2015/05/dispensacao-lei-e-graca.html

O mistério de Cristo foi dado a conhecer, somente aos apóstolos. Efésios 3:4-5

Qual o mistério de Cristo? A saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo, por meio do evangelho. Efésios 3:6

Através da igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida. Efésios 3:10

Multiforme: Possui várias formas, aspectos, estados, que se manifesta de diversas maneiras.

Paulo ora pelos Efésos, pedindo fortalecimento para a igreja, a fim de poderem compreender com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento. Efésios 3:14-19

Ora, aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações para todo o sempre. Efésios 3:20-21

Andar com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportanto uns aos outros em amor.

Há um só corpo
Um só Espírito (Efésios 4:4)
Um só Senhor,
Uma só fé
Um só batismo (Efésios 4:5)
Um só Deus e pai de todos; o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos (Efésios 4:6)

A graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Efésios 4:7

Quando Ele subiu às alturas...... ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra.... (Inferno, sepultura?) Efésios 4:9

Os dons que Cristo concedeu: Apóstolos, outros para PROFETAS, outros para evangelista e outros para pastores e mestres. Efésios 4:11

Aperfeiçoando-os para a santificação para que o desempenho do serviço para que o corpo de Cristo (unidade) seja edificado Efésios 4:12

Até que todos cheguem a unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus; para não ser como meninos, sendo agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrinas, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Efésios 4:14

Mas seguir a verdade em amor, crescer em Cristo, que é o cabeça de todo corpo, ajustado e consolidado de toda junta. Efésios 4:15

Não andar como andam os gentios, na vaidade dos seus pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios a vida de Deus por causa da ignorância em que vivem pela dureza do seu coração, os quais tendo-se tornado insensíveis, se entregaram a dissolução para com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Efésios 4:17-19

Dissolução?
Ato ou efeito de dissolver; decomposição; desagregação. No sentido figurado: Imoralidade; depravação de costumes: dissolução moral.

Não foi assim que Cristo ensinou, se de fato, o tendes ouvido. Efésios 4:21
.......... no sentido conforme a maneira de agir no passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe sendo concunpiscência do engano. Efésios 4:22

Concunpiscência do engano: Inclinação a gozar os bens terrestres, particularmentes os prazeres sensuais. Ganãncia por bens materiais; desejo por satisfações sexuais; Desejo libertino, lascívia carnal; na Teologia  aplica-se ao anseio humano pelos domínios naturais ou sobrenatunais

Segundo Deus, em justiça Efésios 4:24

Deixar a mentira e falar a verdade com o seu próximo Efésios 4:26

O que é por o sol sob a ira? A ira é um sentimento quente, abrasador, quase pecado. Irar-se não é pecado, porém permanecer irado sim. Se ficarmos alimentando a ira, estaremos colocando ao sol, para que realmente pegue fogo.

Nem deis lugar ao diabo. Efésios 4:27

Dar lugar ao diabo é na verdade se colocar em posição favorável aos seus enganos. Ele conhece todas as fraquezas humanas. Exemplo: Se alguém tem tendências a ser nervoso, não se colocar em situações em que vá perder a cabeça; se alguém é fraco quanto a assuntos sexuais, não ter companhia a sós de pessoa que desperte esse tipo de paixão; se alguém gosto de dinheiro, tal pessoa não deve ser um tesoureiro.

Todos os filhos de Deus foram libertos do poder e da influência di diabo, portanto não devem permitir que ele tenha autoridade sobre suas vidas. Ele irá usar todos os meios para enganar, mas uma vez liberto deve sempre resistir as suas ações.

Tiago 4:7 diz: Sujeitai-vos, portanto, à Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Aquele que furtava não furte mais; antes trabalhe fazendo com as próprias mãos o que é bom para ajudar ao que necessita. Efésios 4:28

Não falar palavra torpe? Efésios 4:29

Torpe: Depravado; que insulta os bons costumes; Asqueroso; que causa nojo; que contém mácula; mancha ou sujeira.

Não entristecer o Espírito de Deus, no qual fostes selado para o dia da redenção. Efésios 4:30

Qual o dia da redenção?

  • Cristo veio para da Sua vida em resgate de muitos Mateus 20:28/Marcus 10:45
  • Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos (Mateus 20:28). 
  • Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo, efetuado uma eterna redenção. 
  • Hebreus 9:12 
  • Gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:22-23. 
  • Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:24. 
  • Jesus Cristo, para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. 1Coríntios 1:30. 
  • O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da posse adquerida, para louvor da sua glória, Efésios 1:14. 
  • Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados. Colocenses 1:14 e Efésios 1:7. 

Com estes versículos vemos com clareza que o dia da rendenção é o dia em que Cristo se entregou na cruz do calvário para morrer pelos nossos pecados. 

Portanto: Não entristecer o Espírito de Deus, no qual fostes selado para o dia da redenção. Efésios 4:30

O Espírito de Deus é quem sela? Em quem também confiastes, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, - Efésios 1:13


O que é um selo: Cunho sobre o qual são gravados em côncavo a figura, a assinatura, as armas ou a marca simbólica de um Estado, de um rei, de uma entidade. E que se aplica sobre atos ou objetos a fim de autenticá-los, fecha-los inviolávelmente, ou marcar uma propriedade; chancela, sinete.

Em geral, o selo contém três elementos básicos: O nome do proprietário do selo, seu título e a jurisdição de seus domínios. 

Em se tratando em termos bíblicos, devemos entender: 
Primeiro; Quem sela? Segundo: O selo. Quem sela, realmente é o Espírito Santo. Ver Jo 16:8-E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.Isa 8:16 diz: Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.Veja Ez.20:12 

"Eu sou o Senhor, vosso Deus; andai nos Meus estatutos, e guardai os Meus juízos, e praticai-os; santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor, vosso Deus." (Ezequiel 20:19-20 

Saiba mais sobre o selo de Deus nos link abaixo:


http://centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/o-selo-de-deus-e-o-sabado-ou-o-espirito-santo/

Longe de vós toda amargura, e cólera, e ira e gritaria, e blasfêmias e também toda a malícia. Efésios 4:31

Ser para com os outros benignos, compassivos, perdoando uns aos outros, assim como Deus em Cristo também vos perdoou. Efésios 4:32

Sede, imitadores de Deus, (Jesus?) como filhos amados, e andai em amor como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Efésios 5:1-2

Posso imitar a Deus (Pai) É mais fácil imitar a Cristo que o vejo.

Impudicícia? Impureza ou cobiça Efésios 5:3

Nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices? Efésios 5:4

Nenhum incontinente ou impuro ou avarento, que é idolátra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Efésios 5:5

Ninguém vos engane com palavras vãs através delas vem a ira de Deus sobre os filhos da "desobediência".

Antes eram trevas, agora sois luz no Senhor. Efésios 5:8

O fruto da luz = bondade, justiça e verdade Efésios 5:8

Não às obras infrutiferas Efésios 5:10

Todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se torna manifestas. Efésios 5:13

Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Efésios 5:14

Não andar como néscio e sim como sábios. Efésios 5:15

Não torna-se insensatos, mas procurar compreender qual a vontade do Senhor Efésios 5:17

Não vos embriaguéis com o vinho Efésios 5:18

Dar sempre graça a Deus, em nome de Jesus Cristo Efésios 5:20

As mulheres serdes submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor. O marido é o cabeça da mulher, como Cristo é o cabeça da igreja, sendo Cristo o Salvador do corpo. (de ambos: marido e mulher) Efésios 5:22-23

Maridos amai vossa mulher, como Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. Efésios 5:23

O marido deve amar a sua mulher como ao seu próprio corpo. Efésios 5:28

O homem deixa pai e mãe para se unir a mulher e formar uma só carne Efésios 5:31 ( do mandamento não adulterarais) grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e a igreja. Efésios 5:32

Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. (do mandamento honrar pai e mãe) que é o primeiro mandamento com promessa Efésios 6:1-2

Para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra. Efésios 6:3

Não servir a vista (para que os outros vejam) como para agradar a homens, mas fazendo de coração a vontade de Deus. Certos que receberá outra vez do Senhor Efésios 6:6-8

Para Deus não há acepção de pessoas. Efésios 6:9

Revestir de toda armadura de Deus para ficar firmes contra as ciladas do diabo. Efésios 6:11

A nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes Efésios 6:12

tomar a armadura de Deus para resistir no dia mau, e após ter vencido permanecer inabalável Efésios 6:13

Estar firme, cinzindo (costurado) com a verdade e revestido com a couração da justiça. Calçar os pés com a preparação do evangelho da paz. Efésios6:14-15

Embraçando sempre o escudo da fé Efésios 6:16

Apagar os dardos inflamados do maligno? Efésios 6:16

Tomar também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus

Armadura é composta
1) A verdade (cinzindo)
2) Couraça (justiça)
3) Evangelho (pés - p/ir a pregação do evangelho)
4) Escudo (fé) apaga os dardos do maligno
5) Capacedte (salvação)
6) Espada (Cheio do Espirito Santo) - Palavra de Deus

Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perserverança e suplica por todos. Efésios 6:18

Paulo enviou Tiquico para dar informações dele aos Efésos. Efésios 6:21

Paz seja com os irmão e amor com fé, da parte de Deus pai e do Senhor Jesus Cristo.

A graça seja com todos os que amam. Amém

Sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém!!


terça-feira, 19 de maio de 2015

Predestinação

O que a Bíblia apresenta sobre predestinação:

1.     II Pedro 1:10 - Portanto irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição...
2.     Efésios 1:5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo....
3.     Efésios 1:11 - .....havendo sido predestinados, conforme o próposito daquEle que faz todas as coisas segundo o conselho de sua vontade.
4.     Romanos 8:29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho.
5.     Romanos 8:30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e os que chamou também justificou.

O que podemos concluir:

Em adão todos são predestinados a morrer: 1Coríntios 15:22 - Porque assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão glorificados em Cristo.

Em Jesus Cristo todos são predestinados a salvação: João 1:12 - Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no Seu Nome.

Porque a graça de Deus se há manifestada, trazendo salvação a todos os homens. Tito 2:11

" ......não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. II Pedro 3:9

"......quem quiser receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17

Mais claro impossível. Deus não predestinou nínguém para a perdição. Mas exatamente o contrário, o desejo de Deus é que nenhum se perca, porém, Deus não interferi nas decisões tomada pelo homem, por causa do livre arbítrio que concedeu ao ser humano. Todos tem a oportunidade de salvação, mas é uma decisão pessoal. Portanto o princípio bíblico é que o homem é livre para decidir qual seu destino. Contudo, não se pode negar o desejo de Deus pela salvação de todos. Veja o que diz: I Tomóteo 2:4 - O qual deseja que os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, parq que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 

Morreu por todos! Todos que crerem, serão salvos!

Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10


Apocalipse 3:5 – “Ao que vencer, de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da Vida...”

Deus empenhou Sua palavra em favor de todos os homens, de todas as eras e de todas as condições: financeiras, culturais e étnicas. Eis a prova:

Ezequiel 18: 32 –“Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor. Portanto, convertei-vos e vivei.”

Mateus 7: 21 – “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino do Céu, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus...”

Jeremias 21: 8 – (Leia também Deut. 30: 15-19). “...eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.”

Josué 24: 15 – “...escolhei hoje a quem sirvais...”

Atos 17: 30 – “... notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam.”

I Timóteo 2: 4 – “Que quer que todos os homens se salvem...”

Atos 16: 31 – “...crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa.”

I Coríntios 10: 12 “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe, não caia.”

I Tessalonicenses 5: 9 – “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.”

Jesus Cristo, o Salvador bendito pagou o preço da redenção de todos. Por isso pode afirmar:
 

João 6: 37 – “...o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”

João 6: 47 – “...aquele que crê em Mim tem a vida eterna.”

Apocalipse 3: 11 – “...guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa.”

João 5: 40 - “E não quereis vir a Mim para terdes vida.”

O problema não é quem será ou não será salvo! Se a predestinação fosse uma doutrina verdadeira, creio que não precisávamos de Jesus, do Seu sacrifício, nem do evangelho, nem da igreja, muito menos do Plano de Salvação. Bastava viver e aguardar a morte. No entanto, eis aí o Senhor Jesus, demonstrando claramente que os que decidem ir a Ele terão vida e vida eterna. Os que recusarem, assumem sua desventurada decisão, sendo exterminados quando for destruído o pecado.


Complemente este estudo: Deus ama a todos: Eze. 33: 11: Mat. 5: 45. Faraó foi quem se endureceu: Êxo. 7: 13,14,22: 8:15,19, 32; 9:7,34,35; 13:15. Os próprios pagãos reconheceram que Faraó se endureceu deliberadamente: I Sam. 6:6.