quarta-feira, 17 de junho de 2015

VIVENDO EM TEMPOS DE GRAÇA


Somos salvos pela lei ou pela graça?

Esta pergunta tem sido feita por muitos evangélicos que não entendem o real significado da graça.

Romanos 6:14 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei e sim da graça.

Como podemos entender este versículo? Precisamos primeiro entender quem são os que está debaixo da lei.

Mateus 19:16,17 - O jovem rico - Se quer ter vida eterna guarda a lei (os mandamentos).

Atos 16: 30,31 - Crer no Senhor Jesus para ser salvo (Paulo e Silas que falou).

Tiago 2:19 - Crê tu que Deus é um só, fazes bem, mas os demônios também crê e tremem.

Quem está debaixo da lei, é quem obedece ou quem desobedece a lei?  Ex. Quem comete um crime, através da lei ele é julgado e vai para cadeia,  por isso debaixo da lei, ou seja sujeito a lei. O cristão verdadeiro não vive debaixo da lei, ele não quebra a lei.

2 leis: Lei Moral e Lei cerimonial

A Lei Moral
  • Escrita pelo dedo de Deus, (Dez mandamentos) em pedras e entregue a Moisés. Deuteronômio 10:1 a 5 e Êxodo 20
  • Escrita pelo próprio Deus em duas tábuas de pedra (Pedra = simbolizando eternidade).
  • Estava dentro da Arca da Aliança
  • Revela o carater de Deus
A lei cerimonial
  • Ou leis mozaica; eram feitas de sacrifícios de cordeiros;
  • Foi escrita por Moisés, em um livro;
  • Ficava fora da arca;
  • Durou até a morte de Jesus Cristo.
1João 2:4 diz: Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

Há somente dois caminhos: Estreito e o largo


Os judeus aceita os dez mandamentos, mas não aceita a Jesus Cristo.
Os evangélicos aceita a Jesus Cristo, mas não aceita os dez mandamentos (Lei de Deus)

A lei de Deus é comparada a um espelho.

Lei = espelho
Pecado = manchas
fé - abrir da torneira
Graça = Água da vida que lava os pecados (Jesus Cristo).

Efésios 2:8,-10 - Porque pela graça sois salvo, mediante a fé e isto não vem de vós é dom de Deus para que ninguem se glorie.

Somos salvos pela graça! Mas salvos do quê?
Romanos 6:23 diz: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Então somos salvos do pecado! E o que é pecado?

I João 3:4 diz: Pecado é a transgreção da lei.
  • É preciso a fé e as obras, (porque a fé sem as obras é uma fé morta - Tiago 2:14-26
  • Assim como a lei e a graça. (Anulamos, pois, a Lei por causa da fé? De modo algum! Ao contrário confirmamos a Lei. Romanos 3:31).
A Lei
O pregador vai a igreja
Pregar o evangelho
Que fala de Jesus
Que morreu na cruz
E nos deu a sua graça
Para nos salvar do pecado
Que é a transgressão da lei

Agora tira a lei e leia de novo.

Se a lei foi abolida ou não tem mais vigor, então não tem pecado, e se não tem pecado, fomos salvos do que??

Se não preciso de lei, não tem pecado, e se não há pecado, anula-se a graça de Deus, se anula a graça, Jesus morreu em vão, se Jesus morreu em vão, pra quê evangelho, pra quê igreja e pra quê pregador?

Dizer que a lei foi abolida é um atentado aos mandamentos. É uma tentativa que satanás faz em anular o sacríficio de Cristo.

Sou salvo não por guardar a lei, mas guardo a lei por está salvo.







sábado, 13 de junho de 2015

Respondido ao Jediael Luiz da Silva Lira do G+

O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado.” Marcos 2:27

Entenda quando foi criado o sábado. Não foi no Egito!

Genesis 2:2-3 - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

"A Lei Moral (os Dez Mandamentos) na qual o Sábado é o quarto Mandamento, já existia desde o Éden. Era essa lei transmitida oralmente de pai para filho através do ensino familiar (Êxodo 13:9). Também era conhecida e praticada na casa do patriarca Jacó, no Egito. O seu filho José, quando assediado pela impura mulher de Potifar diz:

"...Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, portanto tu és sua mulher; como pois farei eu este tamanho mal, e pecaria contra Deus?..." ( Gênesis 39:6 a 10).
Claramente se vê que o adultério é a quebra do sétimo mandamento da Lei de Deus (Dez Mandamentos) que o Sábado é o quarto Mandamento, e isto é pecado. Em Gênesis 26:5, declara que Abraão guardou essa lei, a Lei de Deus.

"Porque Abraão obedeceu à Minha Palavra, e guardou os Meus Mandamentos, os Meus preceitos, os Meus estatutos, e as Minhas Leis." (Gênesis 26:5)

Como se vê desde o começo do mundo existia a Lei Moral consolidada nos Dez Mandamentos. Embora não escrita, achava-se implantada no coração, na mente e na consciência do homem. Caim matou e isto foi imputado como pecado. (Gênesis 4:7). E a Bíblia chama o pecado de "transgressão da Lei.":

"Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei." (I João 3:4)
Jesus também participou da Criação e da feitura do Sábado, conforme relata as Escrituras:

  "Todas as coisas foram feitas por Ele (Jesus), e sem Ele nada do que foi feito se fez." (João 1:3)

"... e manifestar qual seja a dispensação do ministério, desde os séculos, oculto em Deus, que Criou todas as coisas." (Efésios 3:8 e 9)
"Pois, nEle, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis... Tudo foi criado por meio dEle e para Ele." (Colossenses 1:16)

 "Sendo Ele o resplendor da Sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, havendo Ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas." (Hebreus 1:3)

Havendo Cristo sido agente ativo na criação, Ele mesmo afirmou que era Senhor do Sábado (Marcos 2:28). E se Cristo é dono do Sábado, também sabe para que foi feito o Sábado. Disse Cristo: "O Sábado foi feito por causa do homem." (Marcos 2:27). O homem foi feito antes do Sábado, portanto o Sábado foi criado para o homem. Outra prova que os patriarcas guardavam o Sábado antes do Sinai.

Em Êxodo 16:4 a 29 Deus prova a Israel, no deserto, a observância do Sábado:

"Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que Eu veja se anda em Minha lei ou não... E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e os príncipes da congregação vieram a Moisés.

Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o Senhor: Amanhã é repouso, o santo Sábado do Senhor...

Porquanto o Sábado é do Senhor, hoje não achareis no campo. Seis dias colherás, mas o sétimo dia é o Sábado; nele não haverá. Ao sétimo dia saíram alguns do povo para colher, porém, não acharam.

Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os Meus Mandamentos e as Minhas Leis?

Considerai que o Senhor vos deu o Sábado; por isso Ele, no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia..."

Até aqui Deus não havia ainda escrito os dez mandamentos e entregue à Moisés.

Êxodo 15:26 - E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.

Êxodo 16: 28 - Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?

Êxodo 20: 8-11
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

O sábado existirá na nova terra: E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. Isaías 66:23

Agora eu te faço umas perguntas e exigo uma resposta:

Primeira: O sábado é ou não é um dos mandamentos da lei de Deus, escrita nas tabuas de pedras, pelo próprio Deus?(Êxodo 31:18)

Segunda: Quando Jesus disse em:  João 15:10
“Se guardardes os meus Mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo como eu tenho guardado os Mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”...... A que e a quantos mandamentos Ele estava se referindo?

E o que disse Jesus diz na mesma Bíblia ao jovem rico: Mateus 19:17 “Se queres entrar na vida guarda os mandamentos.”

Entenda: A lei não te salva, pelo contrário ela te condena, mas é através da lei que conhecemos o pecado, porque se não existisse a lei também não existiria o pecado e Jesus Cristo teria vindo morrer em vão: (João 1:29 Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.)

Em João 3:4 - Qualquer que comete pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a trangressão da lei.

Em 1João 3:8 diz Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

O pecado não pode existir sem a Lei, pois está escrito que “a força do pecado é a Lei” (1 Coríntios 15:56). Exemplos: A força do pecado da cobiça está no fato de a Lei dizer: “Não cobiçarás” (Êxodo 20:17); a força do pecado da transgressão do sábado consiste no fato de a Lei rezar: “Lembra-te do dia do sábado para o santificar” (Êxodo 20:8). Pelo mandamento o pecado se faz “excessivamente maligno” (Romanos 7:13). Caso a Lei fosse abolida, o pecado perderia sua força, ou seja, morreria, pois “sem a Lei o pecado está morto” (Romanos 7:8). Não podemos separar o pecado da Lei. Se a Lei não mais vigora, então o pecado também desapareceu. Mas se o pecado existe, então a Lei está em pleno vigor. Toda passagem que atesta a existência do pecado, confirma, pois a vigência da Lei. Há duas espécies de pecado: o inconsciente e involuntário e o consciente e voluntário. “Se dissermos que não temos pecado”, escreveu o apóstolo João, “enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (1 João 1:8). O apóstolo aqui fala do pecado involuntário que cometemos quando surpreendidos pelo inimigo. Mas acerca do pecado voluntário, ele diz: “Quem comete pecado é o diabo” (1 João 3:8). Os que pecam voluntária e conscientemente, a menos que se arrependam em tempo e abandonem o pecado, não se salvarão (ver Hebreus 10:26 e 27). Queremos saber se é pecado violar o sábado – o sétimo dia da semana. Consultando a Lei, vemos que ela diz: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar... não farás nenhuma obra...” (Êxodo 20:8-11). Diante desta declaração da Lei, pela qual conhecemos o que é e o que não é pecado, sabemos, com toda certeza que transgredir o sábado é pecado. Negar esta verdade importa em rejeitar o ensino da Bíblia, pois a mesma nos diz claramente que “pela Lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20). Não há nenhum outro código que nos revele o pecado. Disse o apóstolo Paulo: “... eu não conheceria o pecado senão pela Lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a Lei não dissesse: “Não cobiçarás” (Romanos 7:7). A Lei que diz “Não cobiçarás” é a dos Dez Mandamentos. Seguindo o exemplo do apóstolo, nós também não conheceríamos pecado em transgredir o sábado, se a Lei não dissesse: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”

Portanto:
Deus é Justo (Romanos 3:26) - Sua Lei é Justa (Romanos 7:12).
Deus é Verdadeiro (João 3:33) - Sua Lei é Verdadeira (Neemias 9:13).
Deus é Puro (I João 3:3) - Sua Lei é Pura (Salmo 19:7 e 8).
Deus é Luz (I João 1:5) - Sua Lei é Luz (Provérbio 6:23).
Deus é Fiel (I Coríntios 1:9) - Sua Lei é Fiel (Salmo 119:86).
Deus é Bom (Naum 1:7) - Sua Lei é Boa (Romanos 7:12 e 16).
Deus é Espiritual (I Coríntios 10:3 e 4) - Sua Lei é Espiritual (Romanos 7:14).
Deus é Santo (Isaías 6:3; I Pedro 1:14 a 16) - Sua Lei é Santa (Romanos7:12).
Deus é Verdade (João 14:6; 10:30) - Sua Lei é Verdade (Salmo 119:142 e 151).
Deus é Vida (João 14:6; 10:30) - Sua Lei é Vida (João 12:50; Mateus 19:17).
Deus é Justiça (Jeremias 23:6) - Sua Lei é Justiça (Salmo 119:172).
 Em Romanos 3:31 diz: "Anulamos a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes estabelecemos a Lei."

A Lei revela a perfeição de caráter requerida, dando assim a conhecer o pecado; é, porém, impotente quanto a conferir o caráter exigido. No evangelho, a lei, primeiramente escrita no coração de Cristo, vem a ser a "lei do Espírito de vida em Cristo Jesus", e transfere-se assim para o coração do crente, no qual Cristo mora pela fé. Por essa forma cumpre-se a promessa do novo pacto, quanto a ser escrita no coração. Isto é uma genuína experiência de Justiça pela fé - uma justiça testificada pela lei. 

Vê-se assim que o evangelho é a providência tomada para restaurar a lei em seu lugar, no coração e na vida daquele que crê em Cristo, e aceita Sua obra mediadora. Uma fé semelhante, em vez de anular a lei, confirma-a no coração e na mente do crente. O evangelho, portanto, não é contrário a lei, antes nos apresenta e mantém a lei em Cristo.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Como estudar as Profecias Bíblicas

Apocalipse a resposta 

Apocalipse 1:3 – Bem aventurado...
Apocalipse 1:1 – Deus revelou a Jesus, Jesus ao anjo, o anjo a João
A Bíblia tem 66 livros:  39 no VT e 27 no NT
40 pessoas escreveram-na num período de 1600 anos aproximadamente
Foi traduzida em 1500 línguas e dialetos e escrita originalmente no hebraico, grego e aramaico;
A Bíblia é dividida em 5 partes: História/Poesia/Profecias/ Evangelhos e Cartas;
A Bíblia tem 66 livros
39 livros no VT
27 livros no NT
Traduzida em + de 1500 línguas
Escrita num período de 1600 anos
40 escritores
Escrita em 3 línguas originais: hebraico, grego e aramaico
Subdivisões da Bíblia
1ª parte: história – Genesis à Ester, incluindo o livro de atos que se encontra no NT – destes 90% do que está escrito, se entende como se lê.
2ª parte: poesia – Jó a Cantares de Salomão ou Cântico dos Cânticos – destes 85% se entende como se lê;
3ª parte: Profecias – Isaias à Malaquias, incluindo o livro de Apocalipse que se encontra no NT – destes 95% do que está escrito NÃO se entende com se lê;
4ªparte: Evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João – destes 85% do que está escrito se entende como se lê;
5ª parte: Cartas – Romanos a Judas – 90% do que está escrito se entende como se lê;
Analisar 2 a 3 textos
Apocalipse 7:1 / 12:1 / 13:1
Apocalipse 7:1  - 4 anjos em 4 cantos da terra , segurando os 4 ventos – 4 pontos da terra são os 4 pontos cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste

Apocalipse 12:1 
Mulher = Igreja  
Sol = Jesus  
Lua debaixo dos pés = Evangelho 
Coroa = Vitória 
12 estrelas = 12 apóstolos 
Besta = é um animal e animal em profecias = Poder, rei ou reino
Mar = águas, povos, multidões, nações e línguas 
Sete cabeças = sete montes 
Dez chifres = dez reinos

Como se deve ler a Bíblia: 
Isaias 28:10 – Porque é preceito sobre preceito, regra sobre regra, um pouco aqui um pouco ali.
Lucas 8:10 – Pq as profecias foram escritas por símbolos? Para que vendo não vejam e ouvindo não
                      ouçam
Atos 8:30 – O que deve fazer quem não entende as profecias? Fazer como fez o eunuco
João 8:32 – Conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás

Segundo estudo - Como entender as profecias
Daniel  7:1
Animal =  rei ou reino – Dan 7:17 e 23
Mar  (água) = povos, multidões, nações ou línguas – Apocalipse 17:1 e 15
Mulher = igreja – Efésios 5:23
Dia = ano – Ezequiel  4:6 e 7
Ventos = Guerras, destruição – Jeremias  51:1 a 5
Cauda = falsos profetas, profetas que ensinam mentiras – Isaias 9:15
Estrelas = anjos, mensageiros, pregadores  - Apocalipse 12:4 – Dan 12:3
Chifre = rei ou reino – Apocalipse 17:12
Cordeiro = Jesus Cristo – Apocalipse        /João 1:29
Dragão = Satanás – Apocalipse 12: 9
Apocalipse = revelação – Apocalipse 1:1

TABELA DE CONVERSÃO

ANIMAL
REI OU REINO
Dan 7:17 e 23
MULHER
IGREJA
 Efésios 5:23 E 32
DIA
ANO
EZEQUIEL 4:6 E 7 / NUM 14:34
CHIFRE
REI OU REINO
APOCALIPSE  17:12
TEMPOS
ANOS
DANIEL 11:13
VENTOS
GUERRAS, DESTRUIÇÕES
JEREMIAS 51: 1 A 5
ESTRELAS
ANJOS, MENSAGEIROS, PREGADORES
APOCALIPSE 12:4 E DAN 12:3
CORDEIRO
JESUS CRISTO
JOÃO 1:29 E APOCALIPSE
DRAGÃO
SATANÁS
APOCALIPSE 12:9
CAUDA
FALSO PROFETA, PESSOA QUE ENSINA MENTIRA
ISAIAS 9:15
ÁGUAS
POVOS, MULTIDÕES, NAÇÕES OU LÍNGUAS
APOCALIPSE  17:15
APOCALIPSE
REVELAÇÃO
APOCALIPSE 1:1




A besta que sai do mar = reino que surge do meio das pessoas
Sete cabeças = 
Dez chifres =
Isaias 28:10 –  diz como estudar a Bíblia

Terceira lição – As colunas da verdade
Jeremias 10:10 – mas o Senhor é verdadeiramente Deus
João 14:6 – Jesus é a verdade
1João 5:6 – O Espírito Santo é a verdade
João 17:17 – A Bíblia é a verdade
Salmo 119:131 – Os dez mandamentos são verdades
João 16:13 – Quando vier o espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade;

As cincos colunas:
Deus
= amor, adoração, perdão
Jesus
= Mediador, intercessor, advogado e salvador
Espírito Santo
= Convence do pecado guia no caminho correto
A Bíblia
= Santifica, ilumina
Os mandamentos
= obediência  - Salmo 119:151

João 8:32 – E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
Obs. O diabo conheceu toda verdade e não foi liberto
Pq? Porque não se firmou na verdade – João 8:44


O plano de satanás. 

Dan 8:12 – E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o que fez, e prosperou.

CURIOSIDADES BÍBLICAS

Deus para cada época tem uma mensagem presente.

Para Adão a mensagem presente foi: Adão nem tudo está perdido, eu vou vir e vou morrer por sua raça e vou resolver o problema do pecado de quem me aceitar.

Os 10 primeiros patriarcas viveram do ano 1 a 1656. 1656 foi o ano do dilúvio . 

Para os descendentes de Adão a verdade presente no ano do dilúvio foi: Vocês pecaram; creiam no cordeiro, quem crê terás salvação. 

Mas um descendente de Adão chamado Caim não acreditou, e satanás teve poder sobre eles.

Os descendentes de Adão não podia se misturar com os de Caim, mas os filhos de Deus tinham que pregar a eles a mensagem.

A mensagem era: Jesus um dia virá morrer.

O povo descendente de Adão misturou-se com a raça descendente de Caim e o povo se estragou; então Jesus chamou Noé: disse Noé eu vou acabar com o mundo com um dilúvio .

Só 8 pessoas se salvou. De Noé a Abraão tiveram mais 10 patriarcas. A mensagem para Noé foi: Vocês começaram de novo, agora levantem o poder de Deus. 

Dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé, somente Sem seguiu a Deus. Os outros dois ficaram pro lado do inimigo.

Deus chama a Abraão em 2008 a.C e ensina a fazer altares;  
De Abraão surgiu o povo de Israel. A mensagem presente era: Avisa meu povo que é pra ter um Deus só.

Cam é o pai dos africanos; Jafé é o pai dos asiáticos; Os descendentes de Sem, os semitas é o pai dos judeus.

No ano 2.400 Deus faz nascer um homem chamado Moisés

Mateus 15: Abominação da desolação

Fariseus era uma seita que existia dentro da religião judaica (“eles pregavama salvação pelas obras).

Escribas: é quem escreve

Tradição  dos anciões: coisas que os pais inventaram

Os fariseus tinham inventado que para se comer pão tinha que se lavar as mãos sete vezes.

Jesus foi assassinado porque os judeus não aceitaram que Jesus falasse a verdade.

João morreu + ou – no  ano 96 ou 98 d.C;

Após a morte de João a igreja chamada de Católica (universal) Apostólica (dos apóstolos) Cristã (de Cristo)

De todos os discípulos o único que morreu naturalmente foi João, o resto todos foram assassinados.

I Jo 2:3 – em diante – O que Deus pediu para os discípulos pregarem

No período de 100 d.C a 313, os cristãos faziam seus cultos nas catacumbas.

Satanás tentou acabar com toda boca que pregava 1Jo 2:3.

No ano 538 – a igreja passou a ser romana
No ano 600 d.C – rezou a primeira missa – Gregório I trouxe a missa para dentro da igreja
No ano 787 d.C – No concílio de Nicéia primeiro culto a imagens
No ano 1000 d.C – Água benta
No ano 1090 d.C – Rosário
No ano 1123 d.C – Celibato com Calisto II
No ano 1190 d.C – Vendas de indulgências
No ano 1229 d.C – A Bíblia foi proibida
No ano 1545 d.C – Acrescidos os livros apócrifos
No ano 1563 d.C – Purgatório
No ano 1840  d.C – Guilherme Miller descobriu que Jesus ia voltar em 1844

1844 – Surge um grupo que estudaram muito a Bíblia e reúne todos as descobertas já feitas por outros reformadores. O povo adventista descobriu que faltava um mandamento para ser guardado.

A abominação da desoladora daquela época de que falou o profeta Daniel era o estandarte romano

Na nossa época: será a obrigação a guardar o domingo.      

Ano 1780 – A lua vermelha e o dia escuro
Ano 1798 – Prisão do papa Pio VI (1717 a 1799)
Ano de 1833 (13/11) – Queda das estrelas

1782 – Nasce Guilherme Miller (igreja Batista)
1849 – Morre Guilherme Miller 

O movimento milerista foi de 1839 a 1844

Daniel 12:4 –

Martinho Lutero 1483 a 1546 (Teólogo Alemão)
Joaquim de Fiore (1132 a 1202) Filosofo Italiano , estudioso e pesquisador da Bíblia.
Isaac Newton (1642 a 1727) Cientista Inglês que escreveu sobre religião e profecias.
Dan 8:9-14, 17 – Santuário purificado 2.300 tardes e manhãs.
70 semanas = 490 anos

457 d.C ................... 27 d.C............ .........31 d.C ............... .........34 d.C
Decreto de              Batismo de                Morte de                Apedrejamento
Artaxedes                 Jesus                          Jesus                        de Estevão

Mateus 4:4

Em 1844 – iniciou-se a nova fase no santuário – Visão de Hiran Edson (1806 – 1882)

Saída do lugar santo para o santíssimo (Dan 8:14- Hebreus 4:14 a 16 – Levítico 16 – Apocalipse 11:1 e 19)

O dom profético – Apocalipse 10 associado com Apocalipse 12:17
22/out/1844 – entre os desapontados estava Ellen White
Ellen Gould Harman (White) – 1827 a 1915 (87 anos )  profetisa adventista

Joel 2:28 a 31 – Nos últimos dias haveriam profetas
I Tess 4:15 a 16 – vinda de Cristo
A mensagem do sábado

Jovem escocês J.A Bersson 1840 – igreja batista do 7 dia.