quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Porquê Vigiar vem primeiro de Orar?




É chegado o tempo em que não podemos mais entender esta frase apenas como um simples dizer! E este tempo é agora!

Muitos são os motivos que ocupam as mentes humanas. Os seres humanos nunca esteve tão afastado de Deus como estão agora.

Essa foi uma das grandes preocupações de Cristo. O mestre disse a Pedro, Tiago e João que naquele momento em que sentia a sua alma entristecer-se até a morte, precisava que eles ficasse, e vigiasse com ele. E isso aconteceu por 3 vezes e todas as 3 vezes ao Jesus se ausentar-se a poucos metros, quando retornava, encontra eles dormindo (Mateus 26: 36-40).

Quão triste ficou mais ainda o Mestre por ver que seus amados, que não estava preocupados e que nem lhes tinham entendido a gravidade do que estava para acontecer. A tristeza que encheu o peito de Cristo, não atingiu aos seus discípulos. 

- Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? (Mateus 26:40).

Jesus na verdade não estava vigiando, mas orando e porque Ele disse: ....vigiar comigo? Ou será que vigiar e orar é a mesma coisa? Não, não é! Vigiar, eu diria que é tão importante quanto a oração.  Por isso é que sempre Jesus citava primeiro "vigiar" depois é que vem o orar. 

Vigiar significa estar alerta, observar atentamente, espiar, espreitar, estar bem acordado, atento como um sentinela. (palavra derivado do latim vigilo, -are

Orar  no entanto significa falar em público, discursar, pregar. Orar a Deus é falar com próprio Deus, pode também ser  algo íntimo, e mais particular. 

Vigiar é olhar para os lados e principalmente para cima! A confiança plena para O criador. É ter a certeza, de que se Deus não vigiar, em vão vigia os sentinelas. É ser forte naquele que é Fortaleza! 

Orar é olhar para dentro de si, é curvar-se perante o Senhor, é humilhar-se, é estar-se totalmente dependente de Deus, é a total fragilidade do eu. Quando oramos de coração aberto, tudo o que nos impede de vermos a Jesus e retirado de nós. E quando isso acontece, é porque o vigiar já aconteceu. 

Existe diferença entre vigiar e orar? Sim! Vigiar sempre precede a oração. É preciso primeiro vigiar para em seguida orar; vigiar para não cair em tentação; 

Vigiar é na verdade mais que uma oração, é um estar constante ligado a Deus, quer em oração, quer em pensamento, quer em palavras ou atitudes. É estar de olhos bem abertos para não ser enganado.


Vigiar e Orar

Bem de manhã, embora o céu sereno
Pareça um dia calmo anunciar,
Vigia e ora; o coração pequeno
Um temporal pode abrigar.
Coro. Bem de manhã, e sem cessar;
Vigiar sim, e orar.
Ao meio-dia, quando os sons da Terra
Abafam mais de Deus a voz de amor,
Recorre à oração, evita a guerra,
E goza paz com o Senhor.
Ao fim do dia, após os teus lidares,
Relembra as bênçãos do celeste amor,
E conta a Deus prazeres e pesares,
Deixando em Suas mãos a dor.
E sem cessar, vigia a cada instante,
Que o inimigo ataca sem parar;
Só com Jesus, em comunhão constante,
Pode o mortal ao Céu chega











Um comentário:

  1. NA MINHA OPINIÃO NINGUÉM CONSEGUIRÁ VIGIAR BEM SE NÃO ORAR PRIMEIRO. JESUS ESTAVA ORANDO, FALOU-LHES DA VIGILÂNCIA PORQUE ESTVAM DORMINDO E ESTAVAM DORMINDO PORQUE CERTAMENTE TENTARAM ORAR E DORMIRAM, COMO AS VEZES ACONTECE. (PELA MANHÃ OUVIRÁS A MINHA VOZ, Ó SENHOR; PELA MANHÃ ME APRESENTAREI A TI E VIGIAREI - SALMOS 5:3)

    ResponderExcluir