Em Apocalipse 5:1 a 4, João vê o livro selado com
sete selos que simbolizam todo o destino da humanidade nas mãos de Deus. O
único Ser capaz de pegar o livro e abrir os selos foi o Senhor Jesus Cristo?
Apocalipse 5:9 e 10 (veja João 1:29)
Apocalipse 6:1 a 8 descreve a abertura dos quatro
primeiros selos. Neles são apresentados os quatro cavaleiros do Apocalipse,
cada um sobre um cavalo de cor diferente. As cores são: Cavalo Branco, Preto,
Amarelo, Vermelho.
PRIMEIRO SELO (período da igreja
de Éfeso): É a época dos apóstolos. Eles pregaram a doutrina pura da Bíblia
(Marcos 16:10-16). Enfrentaram muitas lutas (Atos 4:1-3, 18-20, 24-30; 5:17-20,
26-29; 6:8; 7:60) mas não permitiram que a verdade fosse adulterada. Houve
também grandes vitórias para Cristo: milhares de pessoas convertidas e o
Evangelho foi pregado a todo o mundo conhecido (Colossenses 1:6, 23).
SEGUNDO SELO (período da igreja
de Esmirna): A cor vermelha e os símbolos deste selo falam indiscutivelmente de
derramamento de sangue. É o período das perseguições gerais desferidas pelo
império romano contra os cristãos que preferiam morrer a renunciar à fiel
obediência aos princípios bíblicos. Este selo começa com a morte do último
apóstolo (João, fim do século I) e chega até o ano 313, quando Constantino
assina em Milão o Edito de Tolerância.
TERCEIRO SELO (período da igreja
de Pérgamo): A cor negra muitas vezes representa nas Escrituras as trevas
morais, o pecado, a apostasia ou o erro. Corresponde ao período que vai desde
313 a 538. Neste tempo houve o processo de paganização da igreja. O espírito de
comercialização e materialismo penetraram no cristianismo. A maioria acompanha
o processo de deterioração da verdade, porém uns poucos fiéis (remanescentes)
seguem respeitando as doutrinas bíblicas. O azeite representa o Espírito Santo
(Zacarias 4:2-6) e o vinho representa o sangue de Cristo derramado pelos
pecadores (Mateus 26:27-29).
QUARTO SELO (período da igreja de
Tiatira): Corresponde ao período que vai de 538, quando entra em vigência o
decreto de Justiniano, até 1517, o começo da Reforma. As doutrinas puras são
pisoteadas cada vez mais e os cristãos paganizados perseguem implacavelmente o
pequeno remanescente fiel à verdade bíblica.
Quando se abriu o quinto selo, o apóstolo viu
debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e
por amor do testemunho que deram Apocalipse 6:9
No altar de bronze do santuário
do Antigo Testamento se ofereciam os sacrifícios de animais. O sacrifício era
queimado e o sangue era derramado na base do altar (Levítico 4:7). O símbolo é
claro: o sangue do pequeno grupo de mártires que rejeitou a apostasia da igreja
é derramado como um sacrifício ao pé do altar. Esse sangue simbolicamente clama
a Deus, como o fez o sangue de Abel que foi morto por seu irmão (Gênesis 4:10).
O quinto selo (período da igreja de Sardes) cobre o período que vai de 1517 a
1755, a Reforma Protestante.
Na abertura do sexto selo (Apocalipse 6:12 e 13) há
a descrição de uma sucessão de fenômenos naturais.
E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que
houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício,
e a lua tornou-se como sangue;
E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como
quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
O grande terremoto tem sido
identificado pelos estudiosos como o terremoto de Lisboa acontecido em 1º de
novembro de 1755. O escurecimento do Sol ocorreu em 19 de maio de 1780. E a Lua
se tornou como sangue na noite do mesmo dia. A chuva de estrelas deu-se em 13 de
novembro de 1833. Esses quatro episódios marcam o início do tempo do fim, o
qual terminará com a segunda vinda de Cristo.
O sexto selo também identifica os acontecimentos que
precederá a vinda de Cristo.
Os infiéis rogarão desesperadamente às rochas e às
montanhas que caiam sobre eles. Apocalipse 6:14-17
Diante da Segunda Vinda de
Cristo, aqueles que se ampararam na graça salvadora receberão a vida eterna,
aqueles que recusaram a salvação em Cristo terão de enfrentar as
circunstâncias. Jesus disse: "Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo,
não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem
nEle crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no
nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:17,18).
Antes de abrir-se o sétimo selo (a Segunda Vinda de
Cristo) Jesus interrompe a profecia e dedica todo o capítulo 7 para explicar
quem serão os salvos. Os anjos selará na fronte dos fiéis servos de Deus. Apocalipse 7:2, 3
E vi
outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e
clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a
terra e o mar,
Dizendo:
Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado
nas suas testas os servos do nosso Deus.
Ezequiel 20: 12 e 20 - E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.
"Assinalado, selados, marcados" (Selo, Sinal, Marca)
O Selo de Deus
Isaías 8:16 - Liga o testemunho, sela A LEI entre os meus discípulos.
Ezequiel 20: 12 e 20 - E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.
E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus. |
E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu
quase por meia hora.
Esse silêncio se produzirá por ocasião da Segunda Vinda de Cristo,
quando os anjos acompanharão a Jesus (Mateus 25:31). O sétimo selo é o próprio
Advento de Cristo que dará início a um novo começo para a humanidade.
E quando o Filho do homem vier em
sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua
glória; (Mateus
25:31)
Os sete selos representam períodos históricos que se
relacionam com o mundo e a igreja cristã, e que findam com a vinda de Jesus.
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