domingo, 19 de abril de 2015

1ª Epistola de Coríntios - Exortação à Unidade

Escritor: Apóstolo Paulo
Escreveu à Igreja de Corinto
Objetivo: Exortar à igreja à unidade, pois havia muitas contendas entre eles (1Corintíos 1:11)

Quem foi Irmão Sostenes? Em Atos 18:17 - Sóstenes é um chefe da Sinagona, em Corinto, que foi castigado em lugar de Paulo, pelos judeus que não aceitavam a proclamação do nome de Jesus e das boas novas. Uma vez que não puderam castigar paulo, o fizeram ao chefe da Sinagoga que o acolheu. apesar disso, Sóstenes não abandonou a fé em Jesus Cristo e a atividade missionária.

Em 1Cor 1:1 - Sóstenes já aparece como irmão na fé cristã de Paulo, que também está dirgindo a mensagem dessa carta aos coríntios. Sóstenes também é chamado por Deus para anunciar a Jesus Cristo.

Casa de Cloe? A familia de Cloe disse à Paulo que a igreja estava desenvolvendo um espírito partidário, declarando fidelidade à vários pregadores famosos. Paulo ficou horrorizado. Eles estavam tentando arrancar os membros de Cristo dividindo o seu corpo.
Apolo?Atos 18:24-28: "E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no Caminho do SENHOR, e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o baptismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo, e lhe declararam mais pontualmente o Caminho de Deus. Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam. Porque com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo"

Crispo e Gaio? (1Corintios 1:14) 1. Gaio, da Macedônia. Foi companheiro de Paulo na viagem. Ele e Aristarco foram arrebatados pela multidão, no tumulto de Éfeso (At 19.29). 2. Gaio, de Derbe. Era, provavelmente, representante da igreja, na delegação que acompanhou o apóstolo Paulo, quando este levou a Jerusalém as contribuições das igrejas gentílicas (At 20.4). 3. Gaio, de Corinto. Foi hospedeiro de Paulo naquela cidade (Rm 16.23 – 1 Co 1.14). 4. Gaio, a quem S. João dirige a sua terceira epístola em termos de muito afeto (3 Jo 1). Não se pode saber se quaisquer destes são os mesmos. O nome era comum.

Atos - 18:8 - E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.

I Corintios - 1:14 - Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio,

Estéfanas? - Estéfanas era chefe de uma casa na Acaia. Ele e a família estava entre aqueles que foram batizados por Paulo. Paulo preferia que os lideres locais batizassem para evitar o desenvolvimento de seitas que fossem mais leais a ele do que a igreja (1Cr 1.12 em diante). Em sua primeira carta aos corintios, Paulo recomenda Estéfanas e sua família por sua devoção e por seus serviços à igreja (1Cr 16.13 em diante). Quando a dissensão surgiu entre os cristãos em Corinto, Estéfanas foi escolhido para ser integrante de uma delegação de três pessoas para viajar a Éfeso e consultar Paulo (1Cr 16.17). Os corintios haviam escrito uma carta a Paulo (1 Cr 7.1), provavelmente trazida a ele por estes homens. Também é provável que eles tenham levado de volta a primeira carta de Paulo aos corintios. É provável que os outros delegados, Fortunato e Acaico,  não fossem membro da família dele, pois foram mencionados pelos seus nomes.
Os três foram recomendado como exemplo que os outros cristãos deveriam seguir.




A palavra da cruz é loucura, para os perdidos (1Coríntios 1:18) Deus torna louca a sabedoria do mundo.

Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e os fracos para envergonhar os fortes, as humildes e as desprezadas, e aqueles que não são para reduzir a nada as que são, afim de que ninguem se glorie na presença de Deus.

Toda fé deve ser apoiada somente no poder de Deus (1Corintios 2:5)

"Nem olhos virão, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam". (1Coríntios 2:9)

O Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus (1Coríntios 2:10)

Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? (1Corintios 3:3)

Quem é Paulo? Mas o crescimento vem de Deus (1Coríntios 3:5-7)

Jesus Cristo é o fundamento 91Corintios 3:11)

É preciso  ver o que está se plantando sobre o fundamento: Ouro, prata, pedra preciosas, madeira , ferro, palha? Saber que será manifestado a obra de cada um no devido tempo.

* Se a obra permanecer edificada sobre o fundamento, receberá o galardão; se a obra se queimar, sofrerá ele dano, mas esse mesmo será salvo, todavia como que através do fogo. (1Coríntios 3:15).

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1Coríntios 3:16)

"Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós é sagrado". (1Coríntios 3:17).

Portanto, nada julgueis, ANTES do tempo, até que venha o Senhor o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manisfetará os designios dos corações e, então cada um receberá o seu pagamento.

Não ultrapsse o que está escrito. (1Coríntíos 4:6)

"Somos espetáculos ao mundo (1Cor 4:9)

Os seguidores de Cristo sofrem fome, sede, nudez, são esbofeteados, sem lugar para morar, afadigados, trabalham com suas mãos. Ao serem injuriados, bendize a Deus, quando perseguidos, suportam, quando caluniados procuram conciliar. São considerados lixo do mundo (1Cor 4:11-13).

O povo de Corintos (Igreja) eram ensoberbecidos (1Cor 4:19)

Havia na igreja de Corinto muita imoralidade (1Cor 5:11)

Como pode entregar a carne a satanás para que o espírito seja salvo? (1Cor 5:5)

Não se associar com os impuros (1Cor 5:9-12)
Quem são os impuros neste caso?

Os santos hão de julgar o mundo (os impios) (1Corintios 6:2) e até mesmo os próprios anjos.

Para vergonha, não há quem possa julgar no meio da irmandade? (1Cor 6:5)

Os injustos não herdarão o reino de Deus! Nem os impuros, nem idolátras, nem adulteros, nem EFEMINADOS, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bebados, nem maldizentes, nem roubadores. (1Corintios 6:9-10)

Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém. (1Cor 6:12)

O corpo não é para a impureza mas para o Senhor e O Senhor para o corpo. Nossos corpos são os membros de Cristo (1Cor6:13-15).

Quem se une a uma prostituta forma um só corpo com ela. (1Cor 6:16)

O que pratica sexo fora do casamento peca contra seu próprio corpo (1Cor6:18)

Por causa da impureza ........ que impureza? (1Cor 7:2)

Quem não estiver casado cuida das coisas do Senhor, mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar a sua esposa. Também a mulher, tanto a víuva como a virgem, cuida das coisas do Senhor...... (1Cor 32:34)

O saber ensoberbece (1Cor. 9:5)

alimentavam-se de leite de animais (1Cor 9:7)

O apóstolo deve viver do evangelho (1Cor 9:8-18)

A pedra que jorrou água no deserto era Cristo (1Cor. 10:4)

Tudo que aconteceu no deserto deve servir de exemplo. (1Cor 10:6-11)

Num só dia morreram 23 mil, no deserto, do povo de Israel, por praticar a imoralidade (1Cor 10:8)
(Qual tipo de imoralidade neste caso?)

Não se põe Deus à prova (1Cor 10:9)

Não murmureis (1Cor 10:10) para não serdes destruido.

Aquele que pensa está de pé, veja que não caia (1Cor 10:12)

Não sobrevem tentação que não seja humana e nem Deus permite que sejamos tentado além de nossas forças e junto com a tentação Deus provê o livramento, de sorte que possamos suportar. (1Cor 10:13)

O cristão deve fugir da idolatria (1Cor 10:14)

* Quem se alimenta do altar são parte do próprio altar (1Cor 10:18 e Lev 7:6).

Exemplo disso: No Israel os sacerdotes ao queimar a oferta sobre o altar deveriam comer da oferta, no lugar santo. No entanto eram ofertas santíssimas; portanto tanto o altar, como a oferta e o sacerdote eram todos santos, fazendo parte de um só.

Da mesma forma o apóstolo está declarando que as carnes sacrificadas ídolos na verdade são sacrificadas aos demônios e por assim ser, também a oferta e o ofertante está fazendo parte do mesmo. (1Cor 10:20-22) 

Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas mas nem todas edificam. (1Cor 10:23)

Comei de tudo que se vende no mercaco, sem nada perguntar, por motivo de consciência (1Cor 10:25)

Comei de tudo que se vende no mercado, sem nada perguntar, por motivo de consciência (1Cor 10:25)
Muitos cristãos se utilizam deste único versículo para saciar seu apetite na CARNE DE PORCO, contrariando a palavra de Deus, que jamais se contradiz, não procuram ler um pouco mais.
O apóstolo Paulo está na verdade se referindo aos alimentos sacrificados aos ídolos. Veja o versículo 28: ....no entanto SE alguém disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa do que o advertiu.
Em Corinto alguns irmãos julgavam ser grave pecado comer carnes sacrificadas aos ídolos; mesmo sabendo que “o ídolo nada é” e que comer esta carne não prejudicaria a espiritualidade, Paulo recomenda que estes irmãos, de maior conhecimento, não comam esta carne para que os outros não se escandalizem

Se algum incrédulo convidar e quiseres ir, comei de tudo que for posto diante de vós, sem nada perguntar (1Cor 10:27)

No entanto se alguém disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa de quem o advertiu (1Cor 10:28) Por causa da consciência, não a tua própria.

O que é Vetuperado? (1Cor 10:30) Comportamento, discurso ou atitude que demonstra ou expoe alguém ao insulto, que possui a capacidade de ofender, de injuriar, ato vergonhoso, infame ou indigno, ato de repreender, de condenar ou de censurar alguém.

Quer comais quer bebais faças tudo para a glória de Deus (1Cor 10:32)

Não vos tornei causa de tropeço (1Cor 10:32)

Cristo é o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher

Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem o véu desonra sua própria cabeça, porque é como se estivesse raspada. (1Cor 11:5)

No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem independente da mulher e tudo vem de Deus. (1Cor 11:42)

Havia muitas divisões entre os crentes, em suas reuniões, na igreja (1Cor 11:18)

O povo comia e bebia na casa de Deus a sua própria comida como se fosse a santa ceia (inclusive bebidas alcoolicas (1Cor 11:18-22)

O que comer o pão e beber o cálice o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue (1Cor 11:27)

Examine-se a si mesmo.... quem beber e comer sem discernimento o corpo, come e bebe juízo para sí ((1Cor 11:29)

Julgar a si mesmo? (1Cor 11:31)

Anátema?? Anátema é a expulsão, a condenação, a excomunhão e execração, do seio da Igreja, de qualquer pessoa que segue doutrina contrária à verdade da fé católica. Os adjetivos excomungado, maldito e amaldiçoado, qualificam aqueles indivíduos que condenam o patrimônio da fé católica.

Ninguém que fala pelo espírito de Deus, afirma: Anátema, Jesus! (1Cor 12:3)

Deus é que opera tudo em todos. (1Cor 12:6 ) sempre visando um fim proveitoso. (1Cor 12:7)

Muitos são dos dons, mas todos provém do Espírito Santo (1Cor 12:8-11)

Todos fazem parte do corpo, muitos membros em um só corpo, onde Cristo é o cabeça e cada membro precisa do outro. (1Cor 12:20) e todos devem cooperar em favor dos outros.

Sem amor nada acontece (1Cor 13:1)

O amor é paciente, é benigno

O que é pela metade, será destruído (1Cor 13:10) quando vier o que é perfeito!

A fé, a esperança e o amor, dos três o amor é o maior (1Cor 13:13)

O dom de língua (1Cor 14)

Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios (1Cor 14:2)

O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.

Eu quisera que vós todos falasséis em outras línguas, muito mais, porém que profetizasseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar.

Falar em outra língua sem um interprete é comparado a um instrumento inanimado. Comparado também como se falasséis ao ar.

Há muitos tipos de vozes no mundo, mas nenhum deles contudo sem sentido.

Ao se ignorar a significância da voz será estrangeiro para aquele que fala e ele estrangeiro para mim (1Cor 14:7-11)

Dou graças a Deus porque falo em outras línguas mais do que todos vós, contudo prefiro (opção dele próprio) falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outras línguas. (1Cor 14:9).

O apóstolo deixa claro que o dom de língua é tão somente uma lingua estrangeira e desconhecida ou não, para quem fala no primeiro caso pelo poder do espírito santo; no segundo caso pelo estudo e conhecimento.

Na lei está escrito: falareis a este povo por homens de outras linguas (outras nações) e por lábios de outros povos e nem assim me ouvirão diz o Senhor (1Cor 14:21)

O falar em outra língua constitue um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas as profecias não é para os incredulos mas para os que creem. (1Cor 14:22)

Se toda igreja ao se reunir no mesmo lugar e todos se puserem a falar em outras línguas quando entrarem indoutos ou incrédulos, dirão que estão todos loucos visto que não entendem o que estão falando. (1Cor 14:23)

Não havendo interprete fique calado na igreja falando consigo mesmo e com Deus (1Cor 14:28)

Porque Deus não é de confusão e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos.

Conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissa como também a LEI o determina (1Cor 14:34)

* Qual a lei que determina isso?

Tudo seja feito com decência e ordem (1Cor 14:40)

Cristo foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia (1Cor 15:4) e apareceu a Cefas e depois aos 12

Paulo apóstolo nascido fora de tempo. (1Cor 15:8)

Como podem pregar que não que não há ressurreição dos mortos? Se é certo pregar que Cristo ressuscitou dentre os mortos? Pois se não há ressurreição de mortos, Cristo também não ressuscitou, portanto é vã a pregação e vã a fé, e são todos por falsas testemunhas de Deus, porque tem asseverado contra Deus, que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. Porque se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou e se Cristo não ressuscitou é vã a vossa fé, e ainda permaneceis em vossos pecados e ainda mais: Os que dormiram em Cristo pereceram. (1Cor 15:12-19). Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primicias dos que dormem.

A morte veio por um homem, também por um homem a ressusrreição dos mortos (1Cor 15:21)

Cristo as primicias; depois, os que são de Cristo na sua vinda. E então virá o fim. (1Cor15:23-24)

Quando porém todas as coisas lhe estiverem sujeitos, então o próprio filho também se sujeitará aquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

doutra maneira, que farão os que se batizam "por causa" dos mortos? Se absolutamente, os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles? (1Cor 15:29);
.
Ver-se que o que está em questão aqui, não é o batismo e sim a ressurreição dos mortos. Ver-se também que, é os que se batizam por causa dos mortos e "não pelos mortos". Se os mortos não ressuscitam, implica dizer: Que se os mortos não ressuscitam, por que os vivos deveriam se batizar?

O batismo é a confirmação de aceitar a vida eterna, porém se o pregador me disser que os mortos não ressuscitaram, porque motivo eu teria que me batizar, se o próprio Jesus disse: Se crer e for batizado serás salvo, porque então devo me batizar?

Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vem? (1Cor 15:37)

Os mortos ressuscitaram pelo poder de Deus e com o corpo quando Deus criou o homem. (1Cor 15:38)

Eis que vos digo um Mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos "todos" (1Cor 15:51)

* Nem todos irão dormir o sono da morte, porém " todos" que serão salvos serão transformados e quando isso acontecerá?

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão INCORRUPTIVEIS, e nós os vivos seremos TRANSFORMADOS. ( 15 Cor 15:52)

...................Porque se faz necessário que o corpo corruptível se revista de incorruptibilidade e o que é mortal de imortalidade; então se cumprirá: Tragada foi a morte pela vitória. (1Cor 15:54)

Porque o aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a lei.

Quanto a coleta para os "santos" ....fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia....

Obs.: O apóstolo não apenas orientou as igrejas de Corinto, mas também da Galácia.

"No primeiro dia da semana (domingo) cada um de vós ponha à parte, em cada conforme a sua prosperidade, e vá juntando.......

...........Ou seja é notório que o apóstolo Paulo mandou os irmãos começar a separar os alimentos e doações, apartir do primeiro dia da  semana (domingo) ......... Para que NÃO se faça coletas quando eu for..... (1Cor 16:2) ............ Vemos na Bíblia que Paulo sempre ia reunir-se com os irmãos nos sábados.

                                               FIM

















Nenhum comentário:

Postar um comentário