sábado, 11 de julho de 2015

A LEI E O PECADO

A LEI  E  O PECADO

Romanos 7:7 - Refere-se aos dez mandamentos de Deus, descrito em êxodo 20.

Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei, pois não teria conhecido a cobiça se a lei não dissesse: Não cobiçarás. (Êxodo 20:17)

A lei de Deus é como um espelho: Olhamos para ela e exergamos o pecado que há em nós. A lei foi feita para nos mostrar no que estamos errando; e cumprindo a lei deixamos de pecar. Toda lei, seja ela qual for é feita para ser cumprida na sua integra.

Em Salmos 19:7 e 8 diz: A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma. O testemunho do Senhor é fiel e da sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração. O mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre. Os juizos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos. São mais desejaveis do que o ouro, mas do que muito ouro depurado e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso por eles se admoesta o teu servo em os guardar, há grande recompensa. Quem há que possa discernir as próprias faltas? (absolve-me das que me são ocultas, também da soberba guarda o teu servo que ela não me domine, então serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão).

Lei =Normas de direito obrigatório, imposta.
Preceitos = Regra, norma, ensinamento, doutrina, ordem.
Mandamento: Preceito Legal
Temor: Sentimento de dever, de reverência ou respeito, zêlo.
Juizos: Ato de julgar, conceito, parecer, opinião, pensamento, aquele de onde o recurso procede.
Admoestar: Advertir de falta, repreender com brandura, lembrar, avisar.

As normas obrigatórias imposta por Deus, são regras e ensinamentos de doutrinas e preceitos legal que requer sentimento de respeito e zelo. Porque o conceito, o parecer, o pensamento de Deus é verdadeiro e todos são para nos advertir, para nos repreender com brandura e amor.

De maneira que a lei nos serviu de aio (Função de ensinar) para nos conduzir a Cristo, a fim de que fossemos justificados pela fé. Galatas 3:24

A LEI, A ESCRAVIDÃO E A GRAÇA

E daí? havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei e sim da graça? De modo nenhum, antes confirmamos a lei.

Nós nos tornamos livre do pecado através da graça. Na verdade os que estão debaixo da lei são os que transgridem a lei.

Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenum! Como viveremos ainda em pecado, nós os que para o pecado morremos? Que todos que foram batizados em Cristo Jesus foram batizados para sua morte? Fomos pois sepultados com Ele na morte para o batismo, para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em nova vida porque  se formos unidos com Ele na semelhança de sua morte, assim o seremos também na semelhança de sua ressurreição. Romanos 6:14

Sendo assim o pecado não terá domínio sobre vóis; pois não estais debaixo da lei e sim da graça.

Pendor = Inclinação, propensão    Romanos 8:1

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Deus enviando o seu próprio filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado, e condenou Deus na carne o pecado, a fim de de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito; porque os que se inclinam para a carne cogitam das cousas da carne mas os que se inclinam para o espírito vivem do espírito. Por isso o pendor (inclinação) da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito a lei de Deus; portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário